segunda-feira, 28 de julho de 2014

Matéria Zero Hora - Personal Organizer

O que é um personal organizer?

Conversamos com Francine Camargo, que resolve os problemas de muita gente como Personal Organizer. Confira!


O que é um personal organizer? Reprodução/

Foto: Reprodução
Marina Ciconet | Kzuka
A vida corrida, misturada as atividades da escola, ao trabalho, a rotina com os filhos e da casa (não importa sua idade, correr é um lema da maioria das pessoas hoje), faz com que a falta de tempo seja uma situação normal. Com isso, surgiu um novo modelo de negócio que tem agradado muito quem precisa ganhar tempo. Os chamados Personal Organizer são empresas com profissionais especializados em arrumar casas, armários, closets e home offices.
Não é simplesmente um serviço de limpeza comum ou uma arrumação básica: os personal organizers deixam a sua vida no lugar, do jeitinho que ela tem que ser e tornando-a mais fácil. Assim, as pessoas podem aproveitar o tempo que gastariam arrumando sua bagunça com atividades prazerosas. Conversamos com Francine Camargo, que se descobriu (entre tanto trabalho com moda e contato com clientes) uma personal organizer de mão cheia e se aprimorou no assunto.

O que é um personal organizer?
O Personal Organizer é um prestador de serviços surgido nos Estados Unidos, que começou a existir no Brasil há cinco anos. Ele é responsável por otimizar espaços e, como o próprio nome diz, organizar.

Há algum jeito de pessoas "desorganizadas" conseguirem se organizar?
Acredito que sim! A idéia é exatamente essa: fazer com quem contrata o serviço esteja envolvido nessa organização. Orientamos o dono da casa e seus empregados em cada etapa da organização finalizada. Afinal de contas, quem contrata um profissional de organização está disposto a mudar hábitos, otimizar seu tempo e recursos, a investir mais na qualidade de vida e desfrutar de uma casa aconchegante, não é verdade?

Como deveria ser a organização de um closet perfeito?
O espaço mais difícil de manter organizado é o armário, principalmente o das mulheres, que possuem uma infinidade de peças de todos os tipos. Para organizar, você deve selecionar o que não usa mais, o que pode ser doado e também o que continuará com você. Objetos que têm utilidade semelhante devem estar próximos (camisas com camisas, calças com calças, acessórios unidos, etc). O visual também é importante. No final, você deve avaliar se a organização ficou bacana e prática para o seu dia a dia.

Personal organizer pode ser feito em qualquer lugar da casa?
Sim, o importante é buscar soluções para a necessidade de cada cliente. Sendo ele na cozinha, banheiros, home office, quarto do filho...

Como funciona a sua rotina de trabalho?                                                                                     Bom, um Personal Organizer pode fazer muito mais do que muitos imaginam! Eu, por exemplo, trabalho não só com a organização de residências e escritórios, mas também com a organização da vida pessoal de quem contrata o meu serviço. Muitas pessoas não tem essa habilidade de se organizar no dia a dia e precisam de alguém que consiga organizar de modo prático a rotina. Eu sempre procuro fazer o máximo possível de perguntas e conversar bastante para entender e analisa as reais necessidades do cliente. A partir daí, busco criar soluções reais que facilitam a vida de todos que moram naquela casa, ou das pessoas que trabalham no escritório, etc… É um trabalho bem específico e diferenciado, por isso a necessidade de fazer algo voltado para cada pessoa.

Qual a característica essencial para ser um personal organizer?
O pré-requisito básico é ser organizado, claro. Além disso, o profissional dever ser detalhista, observador, centrado e ter foco no desejo de cada cliente, pois as necessidades sempre variam de uma pessoa para outra. Ter bom nível de conhecimento geral e estar bem atualizado acerca de todas as áreas também são detalhes importantes, pois ajudam a entender melhor o contratante.

Já pegou algum caso aparentemente sem solução?
Só aparentemente (risos)! A gente sempre tem que descobrir uma solução para cada situação. Meu cliente mais especial foi uma juíza com a qual me deparei com uma situação bastante peculiar: muitas memórias de família, muito papel, muita documentação, muita história a ser conservada. A dificuldade em se desapegar não impediu que o trabalho fosse bem desenvolvido e o cliente ficasse satisfeito.

Dê uma dica de 5 etapas para uma pessoa conseguir começar a se organizar.
Planejamento, descarte, limpeza, categorização e identificação.
 

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